O Ocha (Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários) alertou nesta quarta-feira (5) para as condições ainda mais severas enfrentadas pela população do Afeganistão devido ao inverno intenso que atingiu o país nos últimos dias.

Nas últimas 24 horas, fortes nevascas e chuvas impactaram várias áreas, interrompendo voos de ida e volta para o aeroporto de Cabul, de acordo com a agência. “Prevê-se mais neve e baixas temperaturas nos próximos dias”, disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Uma situação humanitária já terrível no Afeganistão piorou após a tomada do poder pelas forças do Taleban em agosto passado e a subsequente suspensão da ajuda, juntamente com o congelamento de bens por muitos países e organizações internacionais.

No final de dezembro de 2021, o Conselho de Segurança aprovou por unanimidade uma resolução que abre caminho para que a ajuda chegue aos afegãos que precisam desesperadamente de apoio básico, ao mesmo tempo que evita que os fundos caiam nas mãos do Taleban, uma medida saudada pelo chefe do Ocha como um “marco”, uma “decisão que vai salvar vidas”.

Noticia retira: A referência
https://areferencia.com/oriente-medio/inverno-intenso-e-nevascas-dificultam-operacoes-humanitarias-no-afeganistao/

Recommended Posts