Semana do Idoso teve consciência ambiental e contato com a natureza nesta terça-feira

Para se ter consciência ecológica e amor pela natureza, não tem idade. Por isso os eventos de comemoração da Semana do Idoso, nesta terça-feira (26), foram focados na conexão com o meio ambiente.

Na Secretaria da Pessoa Idosa, cerca 250 pessoas assistiram palestra sobre consciência ecológica, com o consultor de sustentabilidade para empresas, Gil Koedermann, que atua há mais de 10 anos no setor. “Quero utilizar a experiência de vocês, para repassar aos mais jovens, informações, do que precisamos para cuidar de nosso planeta, para que nossas florestas não acabem e nossos animais não morram”, falou o palestrante.

Uma das espectadoras, Olea Laurindo Schadrack, de 70 anos, comentou que esse ano, foi a primeira vez que participou de uma semana comemorativa do idoso. “É muito importante essa semana, que nos auxilia a conquistar o aprendizado, valorizar nossa saúde e nos entreter, cada vez mais. Amo estar aqui, a Secretaria da Pessoa Idosa é minha casa”, pontuou. Olea estava feliz, com a oportunidade de aprender. “Dedicamos tanto tempo para os filhos e maridos, que não tínhamos tempo para estudar. Agora temos as oficinas e palestras, para que nunca paremos de crescer como humanos”, falou.

No Parque Raimundo Malta, idosos também puderam ter contato com a natureza. Quem idealizou a oportunidade para mais de 100 idosos, foi o Projeto Maturidade Saudável, através da Fundação Municipal de Esportes e das Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Saúde. Uma das organizadoras da tarde, foi a diretora de Esportes Comunitários, Mariana Dalvesco. “Juntamos trilha, cantoria, frutas e danças e o contato com a natureza. Todos eles têm uma oportunidade, de aproveitar esse momento, fazendo exercício e interagindo entre si”, pontuou.

Silvia Moura, de 99 anos, era uma das mais empolgadas no parque. Ela teve oportunidade de cantar, clássicos do cancioneiro popular, como Galopeira e Chico Mineiro, ao lado de todos os participantes da roda. Após, ela participou da ginástica oferecida no parque. “Vou passar dos 100 anos fazendo exercício. Eu me recuperei de um acidente na coluna e dei a volta por cima. Espero servir de exemplo para as pessoas”, falou ela.

A programação da Semana da Pessoa Idosa encerra dia 29 de setembro, com o Baile da Melhor Idade, na Casa da Sogra. A festa irá escolher o rei e a rainha da terceira idade.


Veja a programação:

Na quarta-feira (27), às 8h, vinte idosos participam de uma gincana com práticas esportivas, no Ginásio Irineu Bornhausen. Já a partir das 13h uma clínica de Joinville trará cuidados para a saúde pessoal e dos bichinhos de estimação do idoso. Terão avaliações de visão, dentária e tratamento para cães dos idosos na Secretaria da Pessoa Idosa.

Quinta-feira (28), haverá um encontro intergeracional com crianças do Paraíso Infantil Baby. Os idosos e os pequenos participarão de brincadeiras e danças que faça a interação de todos em uma grande festa. A brincadeira inicia às 13h45.

Para fechar a semana, na sexta-feira (29), às 20h, ocorre o Baile do Rei e Rainha da Terceira Idade, na Casa da Sogra. São 15 candidatos e 15 candidatas que competem pelo título máximo de realeza idosa do município. Haverá música ao vivo e surpresas para os integrantes.


Fonte/Foto: Comunicação PMBC