Morador de Balneário Camboriú lança aplicativo para pessoas que vivem com HIV se comunicarem

App reúne notícias, publicações, chats e guias médicos para facilitar a vida de quem tem o vírus ou convive com pessoas nessa condição.

Um morador de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, lança nesta quinta-feira (15) um aplicativo gratuito voltado para quem vive com o vírus HIV ou convive com essas pessoas. O app tem notícias, publicações, chats em grupo e individual, além de guias médicos.

"Muita gente tem dificuldade de conversar sobre o tema, não tem com quem desabafar. A vantagem do aplicativo é que não precisa se identificar", disse Lucian Ambrós, que é gaúcho.

Há cinco anos Lucian pensou neste projeto, que foi viabilizado após ganhar um Desafio Universitário em março deste ano. Ele levou o primeiro lugar de Santa Catarina e 10º do Brasil.

Para fins de segurança, as informações dos participantes do Posithividades são armazenadas em um banco de dados, mas não são públicas.

"A partir do momento que se tem informação, quebra-se o preconceito. Também é uma forma de auxiliar na autoestima das pessoas com HIV", diz Lucian.