Professores de matemática participam de curso sobre uso de tecnologia na sala de aula

Professores da Rede Municipal de Balneário Camboriú aprimoranam seus conceitos matemáticos, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O curso, de 30 horas de duração, é semipresencial e destinado a professores de matemática do 6º ao 9º ano.

Ministrado pelo professor Learcino dos Santos Luiz, do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, de Joinville, o curso está propiciando aos docentes conhecimento e desenvolvimento de habilidades para empregar dispositivos como smartphones, tablets e notebooks no ensino de conceitos como geometria e álgebra, entre outros. Os professores poderão, por exemplo, pedir aos alunos para tirarem fotos de casas para trabalharem geometria. Os dispositivos também poderão ajudar a calcular área de figuras planas, como a de um lago, possibilitando que o estudante conte com mais informações para resolver um problema.

Como a lei municipal 3209/2010 proíbe o uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos nas escolas de Balneário Camboriú, uma das ações do curso será sensibilizar os vereadores sobre a necessidade de alteração da legislação para o uso pedagógico eficiente dos dispositivos móveis. “Ressalta-se, como um dos resultados dessa formação, o desafio do Departamento Técnico Pedagógico, em parceria com a comissão de educação da Câmara de Vereadores, de revisar a lei”, diz a diretora do departamento, Nilzete Teixeira.

Fonte | Foto: Comunicação PMBC