A três meses do início da temporada de cruzeiros em Santa Catarina, o número de escalas de transatlânticos programadas para Balneário Camboriú já é 40% maior do que no último verão. Até agora estão confirmadas 28 paradas de cruzeiros pelo Atracadouro Barra Sul, contra 19 na temporada de estreia.
A expectativa é que o número de passageiros e tripulantes chegue a 120 mil. Se mantida a média de desembarques da última temporada, em que 66% dos turistas que chegaram a bordo dos navios desceram para conhecer a cidade e a região, pelo menos 80 mil pessoas devem passar por Balneário Camboriú _ o que representa, de acordo com cálculos a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), a injeção de R$ 40 milhões na economia da cidade.
O empresário Julio Tedesco, do Grupo Tedesco, que administra o atracadouro, diz que as negociações continuam e acredita que o número de escalas deve chegar a 30. Quatro navios estão confirmados _ Pullmantur Sovereign e Costa Favolosa, que já tiveram paradas em Balneário Camboriú na temporada passada, MSC Fantasia e MSC Seaview, o recém-inaugurado navio do operador italiano, considerado um dos mais modernos do mundo e com espaço para mais de 5 mil passageiros.
Nas pesquisas da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, no último verão, 98% dos passageiros e tripulantes dos navios que chegaram à cidade disseram ter interesse de voltar. Além das atrações turísticas locais, muitos aproveitaram a passagem pela região para conhecer outros destinos próximos, como Blumenau e o Beto Carrero World.
Scanner
O Atracadouro Barra Sul deve instalar um scanner para a verificação das bagagens de mão dos passageiros que descem e sobem nos navios, que geralmente é feita dentro dos transatlânticos. A medida servirá para agilizar o processo de embarque e desembarque.
Ganha-ganha
O que chama atenção no caso dos transatlânticos é que a proximidade entre os atracadouros de Balneário Camboriú e Porto Belo, que poderia ser um problema, tornou-se uma vantagem estratégica para as duas cidades. A maioria dos cruzeiros que passarão por Santa Catarina farão escalas nos dois municípios. Em Porto Belo, destino tradicional dos navios, já há 18 escalas previstas _ e outras em negociação.
Vía: Dagmara Spautz